Introdução a Webhooks

Webhooks permitem criar integrações que comunicam eventos ocorridos nos documentos da plataforma da Clicksign. Quando um evento ocorre, a Clicksign notifica a sua aplicação imediatamente, através de uma requisição HTTP POST para a URL previamente cadastrada.

Pollings vs Webhooks

Com webhooks sua aplicação não precisa ficar executando pollings (consultas de tempos em tempos) na API da Clicksign. Um webhook é disparado automaticamente quando ocorrer um novo evento.

Pollings e webhooks tem o mesmo objetivo, porém eles são muito mais eficientes, pois só transferem dados quando há uma atualização no recurso esperado. Segundo o Zapier, mais de 98,5% das requisições que realizam pollings são desperdiçadas. Isso significa que pollings geram, em média, 66x mais requisições do que webhooks.

540

Fonte: https://docs.cloud-elements.com.

🚧

Limite de requisições

A Clicksign controla o limite de requisições realizadas. Não é permitido realizar polling em documentos. Se for necessário realizar essa prática por qualquer motivo, entre em contato com [email protected] solicitando permissão prévia.